sábado, 15 de novembro de 2008

Viva num Bunker Soviético



Confrontados com o que fazer de os velhos bunkers da ex-URSS, os lituanos resolveram que algumas coisas eram mais interessantes assim mesmo!
Construído em 1980 quando a Lituania ainda era parte do império soviético. A vida nesse bunker incluía proteger um transmissor de TV e servir de posto avançado para as tropas soviéticas.
Ao invés de deixar o esconderijo caindo aos pedaços, Ruta Vanagaite decidiu criar uma encenação demonstrando os apertos por que passavam a geração anterior. Tudo isso nascido da preocupação do empreendedor com o parco conhecimento dos jovens sobre o passado do país.
O projeto "Išgyvenimo drama" estreou, não sem controvérsia, no começo de 2008. Turistas podem pagar cerca de 220 US$ para viajar no tempo até 1984 e viver como um cidadão soviético por 2 horas e meia. Logo na entrada, meu amigo, todos os seus pertences são recolhidos - nada de câmera, celular, dinheiro - tudo fica sob a guarda dos soldados e você troca sua jaqueta confortavel por um surrado casaco soviético e é guiado ao bunker.
A viagem inclui assistir a programas de TV soviéticos de 1984, máscaras de gás, aprender os hinos da antiga república socialista sob o crivo dos soldados, comer a comida típica (com utensílios genuínos) e até passar por um verdadeiro interrogatário e check-up médico nos moldes do campo.
O Bunker Soviético não é um parque temático para os fracos de coração; todos os atores envolvidos no projeto foram membros do exército soviético e alguns são, inclusive, autênticos inquisidores.
Antes de voltar para o "mundo real" os participantes ganham uma dose de vodka e saem com um entendimento melhor da vida sob o regime soviético e, sem dúvida, para aqueles que nasceram em seus escombros, com um respeito maior pelo passado da geração anterior.

Soviet Bunker - O parque

Mais Fotos do Bunker
via: environmentalgraffiti

Nenhum comentário: